Esqueci minha senha

O que é preciso pra organizar aula aberta de Dança?

Escrito por Mariana Lolato

 Se você vive da dança você provavelmente já organizou e deu aulas abertas, por isso deve estar se perguntando: por que ler esta matéria?

 

Não se ofenda. É que nestes anos todos em contato com o meio de Dança do Ventre noto que às vezes a ideia é boa, mas como não foi bem planejada, você pode acabar perdendo oportunidades boas. E como não quero que isso aconteça separei umas dicas bem legais.

A aula aberta é uma estratégia bem interessante de mostrar um pouco do seu trabalho, com isso despertar interesse e obter mais alunas. Recomendo que você faça, e que siga estas dicas pra ter ainda mais sucesso. =)

 

Bom, então vamos às dicas!

 

Se a aula que você for ministrar for em uma escola que não é sua, você precisa conversar com a proprietária para acertar tudo. Caso seja a escola sua, você mesma deve fazer estas tarefas:

 

-Defina data e horário da aula: isso parece óbvio, mas tem umas coisinhas interessantes para pensar aqui. Defina o dia e horário da aula aberta que você pretende manter a turma regular, caso contrário você corre o risco de aparecer pessoas na aula aberta que vão adorar, mas que não vão poder fazer as aulas regulares por ser em outro dia ou horário

 

-Defina o nível da aula: para iniciante, intermediário, avançado, profissional? Isso é bem importante e vou explicar porque. Se sua aula for intermediária e chegar uma aluna iniciante desavisada pra fazer, o que vai acontecer? Três coisas bem ruins: ela não conseguir fazer a aula, não vai querer se tornar sua aluna e pior ainda: vai achar (equivocadamente) que a dança não serve pra ela e pode ser que nunca mais pise numa aula (isso é muito triste e acontece muito!). Falei mais sobre este assunto aqui.

 

 

-Avise com quais roupas se deve comparecer à aula. Caso você não escreva pode ser que você tenha que ficar respondendo esta pergunta, ou pode ser que na dúvida a pessoa não pergunte e não apareça na aula. Sim, isso acontece!

 

-Defina como vai ser a Inscrição da aula aberta. Como a pessoa vai se inscrever para a aula? É só chegar na hora e fazer? Precisa de inscrição antecipada? Se sim, vai ser com você ou na escola? Por quais canais: email, whats, telefone? Sugiro que você peça para fazer inscrição antecipada assim você pode se organizar mais.

 

-Divulgue esta aula aberta. Como eu sempre digo: não adianta fazer algo bem feito se você não divulga. Você tem que fazer bem-feito e comunicar às pessoas. Na divulgação incentive as pessoas a chamarem as amigas pra fazer aula junto. Você sabe: a gente adora levar a amiga para o que nos faz bem! =)

 

-Durante a aula: se apresente, conte um pouco sobre a modalidade que está ensinando e parta para a prática. É importante ter um pouco de cada: quando a pessoa vai na aula ela quer vivenciar a dança no corpo, mas também quer entender um pouco do que se trata. 

 

-No final da aula: convide para as turmas regulares. Ofereça desconto para quem se matricular naquele momento. Não deixe simplesmente a aluna terminar a aula e ir embora. Converse sobre o que ela achou, se tem dúvidas, se tem interesse, etc. A pessoa já se interessou pelo seu trabalho, se inscreveu, fez a sua aula, por isso está bem perto de se tornar aluna regular, não perca esta oportunidade. Aqui escrevi mais dicas pra te ajudar.

 

Fazendo todos estes passos você tem chance de ter sucesso na aula aberta. E qual é o sucesso esperado numa aula aberta?

 

-que você seja boa professora

-que você dê uma boa aula

-que apareçam várias pessoas interessadas (defina qual seria um número bom pra você)

-que várias destas pessoas se tornem alunas regulares

-que estas alunas gostem tanto que chamem mais amigas para se tornarem suas alunas

 

 

Gostou das dicas? Como você costuma organizar as suas aulas abertas?

 

 

 

 

 


Veja Mais ver todas +

Nuvem de Tags

professora bailarina dança do ventreartigo musica dança homenagem homenageadabailarina homenageada central danca do ventrerevista cairoliteratura brasilbailarina arte vídeos egito