Esqueci minha senha

Diferenças entre Release e Currículo de Dança do Ventre

Escrito por Mariana Lolato

Você bailarina de Dança do Ventre já se deparou com estas 2 situações: de enviar seu currículo e de enviar seu release, não é mesmo? E você sabe a diferença entre eles? Ou você fica na dúvida e às vezes se confunde na hora de enviar para o seu contratante?

 

Vou explicar um pouco sobre cada um. Você vem comigo?

 

Os profissionais da área de arte estão sempre precisando enviar seus currículos e releases. Mas qual a diferença entre eles? É a mesma coisa?

 

 

Currículo:

O que é:

Ele costuma ser grande, pois nele você coloca muitos itens da sua vida profissional. Como por exemplo as aulas que você já fez, os Workshops. Coloca também os locais onde já ministrou aulas.

Você também precisa contar um pouco sobre a sua formação relacionada à dança, mas não diretamente a ela. Por exemplo, você se formou em Educação Física? 

 

Onde usar:

O Currículo geralmente você vai usar quando estiver procurando uma vaga de emprego, ou for prestar um processo seletivo, ou um selo de qualidade. Nestes casos ele vai ser bem importante!

 

Dicas:

Pense em colocar tudo o que teve de formação e atuação profissional que esteja mais relacionado à Dança do Ventre. Por exemplo, você não precisa colocar que fez um Curso de Alemão se quer participar de um processo seletivo pra professora de Dança no Brasil, concorda?

 

Veja aqui uma matéria onde ensino a fazer seu Currículo de Dança do Ventre e ainda com um modelo pra você baixar grátis!

 

 

Release

O que é:

Um resumo com principais pontos da sua carreira. Ao contrário do Currículo, aqui você não colocar o maior número de informações da sua formação e atuação. Você vai eleger os pontos mais importantes e escrever como um texto, de no máximo dois parágrafos.

Se participar de um grupo atual, e ter obtido medalha em um concurso forem bem relevantes da sua carreira, você vai falar deles aqui.

 

Onde usar:

Geralmente você vai precisar enviar um release para um contratante de show, de Workshop, ou quando publicar uma matéria por exemplo, como ocorre aqui no Central Dança do Ventre.

O release vai aparecer no site do evento, ou no panfleto, ou na sua matéria, entrevista publicada.

 

Dicas:

Não escreva muito, não confunda com o currículo! =)

Antes de escrever pense nas principais conquistas do seu trabalho.

Aqui alguns exemplos de releases (estes aparecem no rodapé das matérias no Central Dança do Ventre):

 

 

Espero que as dicas tenham te ajudado!

 

Quer perguntar? Sugerir? Falar comigo? É só escrever abaixo! =)

 

Mariana Lolato - Fundadora e Gestora Central Dança do VentreMariana Lolato é fundadora e gestora do Portal Central Dança do Ventre. Cuida da conta dos clientes, do marketing do portal e sempre dá dicas pra quem vive da dança.

 


Veja Mais ver todas +

Nuvem de Tags

artigo egito dança do ventre central danca do ventre vídeos brasil homenagem dança arte cairoliteratura professora musicarevistabailarina homenageada homenageada bailarinabailarina