Esqueci minha senha

Como fazer um blog de Dança do Ventre?

Escrito por Mariana Lolato

 

 

 

A matéria de hoje foi baseada na dúvida que a querida Lívia Vieira enviou pra gente: Mariana, tenho muita vontade de ter um blog mas acho complicado. Gostaria de ver uma matéria sobre este assunto com dicas de sites que oferecem essa ferramenta. Obrigada. Lívia Vieira.

 

Antes de responder a dúvida da Lívia sobre qual a melhor ferramenta para fazer seu blog, vou falar um pouco sobre o porquê de ter blog + outras informações importantes, OK?

 

Por que ter um Blog?

Preciso dizer que ter um blog não é item super essencial para a sua divulgação, sabe? Existem outros itens (4) que são os principais. Falo deles aqui nesta matéria aqui.

 

Ou seja, você não precisa necessariamente de um.

Mas se quiser ter é bacana pois ele vai ajudar na sua divulgação se for bem feito. (calma que já te conto como fazer um bem legal).

 

Ele vai mostrar mais do seu trabalho e vai ser mais um canal da sua comunicação (além do seu site, mídias sociais, email).

 

O que colocar em um Blog?

A parte do seu trabalho que você não vai colocar no seu site como reflexões, eventos ocorridos, bastidores, textos, dicas são conteúdos bem legais para postar no blog. Porque eles têm a ver com o que você faz profissionalmente, mas não fazem parte do que deve ter em um site. 

 

Histórias de superações suas e de suas alunas (com a autorização delas, claro - a não ser que você não publique o nome e foto dela você não precisa pedir autorização) também se encaixam.

 

Quais as diferenças entre site e blog?

O site é a parte da comunicação mais formal do seu trabalho, como eu já disse em outras matérias, ele é seu cartão de visitas virtual. Deve mostrar as informações do que você faz, o que vende, onde vende, onde te encontrar, endereço, etc.

 

Ele é mais formal do que o blog, tanto no que diz respeito ao conteúdo, quanto no que diz respeito ao formato.

 

Pra saber o que colocar no seu site de Escola, veja aqui.

Aqui pra você saber o que colocar no seu site de Bailarina.

Não sabe o que colocar no seu site de Produtos? Te ajudo aqui!

 

Já o blog tem espaço para seu lado mais pessoal, para os bastidores do seu trabalho, para as suas reflexões, textos, dicas, eventos ocorridos, mais fotos, etc.

 

Por exemplo, outro dia uma bailarina me contava sobre a festa de 10 anos de sua Cia de Dança que ia ocorrer, e comentou comigo como o começo foi difícil: a sala pequena e sem recursos que elas ensaiavam. Este é o tipo de conteúdo bem legal para o seu blog: você contar como começou o seu trabalho e em que pé está agora, tudo que você conquistou.

 

Você pode contar sobre os Preparativos do seu Festival de fim de ano, ou de algum outro evento.

 

Você pode também comentar sobre o que você aprendeu com uma aluna na sala de aula. Ou uma situação engraçada em um show.

 

Você pode mostrar os bastidores de você pintando um véu ou criando um figurino. Pode ter fotos, vídeos, etc.

 

Quais ferramentas usar para fazer o Blog?

A boa notícia é que hoje em dia tem várias e boas ferramentas pra gente fazer nosso blog. As principais delas são: Blogspot e Wordpress. Vou falar um pouco sobre cada uma delas.

 

   >O blogspot é a ferramenta do Google para criar blogs. Ele é grátis, e seu nome vai sempre aparecer com blogspot no final. Então se quiser que o nome do seu blog seja: Cia Halima, o nome (domínio) do seu blog vai ficar assim: www.ciahalima.blogspot.com



Para criar o blog basta fazer um cadastro no Google e começar a usar.  Ele é bem intuitivo e está todo em português. Oferece a opção de você inserir plugins.

 

A bailarina Hanna Aisha do Rio de Janeiro tem um blog feito pelo BlogSpot, veja só: http://hannaaisha.blogspot.com.br/


Os plugins (alguns deles) são os que aparecem na lateral esquerda do blog.

 

 

 

 

  > Wordpress: esta ferramenta também é grátis e ela é a mais utilizada no mundo todo para isso.

A gente recomenda que você utilize ela.


Ela é a maior e por isso recebe contribuições de pessoas do mundo inteiro, ou seja, são milhares de programadores desenvolvendo novas funcionalidades para ele todos os dias. E você pode usufruir de todas elas: algumas são grátis e outras são pagas.


Para usar ele de forma grátis, o nome do blog vai ficar com a palavra Wordpress.org no final. Assim, se o nome do seu blog for Espaço Vida, o link vai ficar assim: www.espacovida.wordpress.com.

 

Ele oferece várias opções de templates (temas) para o seu blog, bem mais do que as do Blogspot, que vão desde as grátis, passando por algumas baratas até as mais caras.

 

No wordpress também tem muitas opções de plugins, muitos deles grátis. Os plugins vão adicionar funcionalidades ao blog. Pra você ter uma ideia melhor do que são plugins, aqui tem algumas ideias:

-box do seu facebook chamando os leitores para curtir sua página

-nuvem de tags (palavras-chave) usadas nos posts do blog

-box com depoimentos

-lista de banners dos seus parceiros

-matérias mais lidas do blog

-e muitas, muitas outras ideias bacanas pra você usar.

 

Se você costuma visitar blogs já deve ter visto muitos deles.

A bailarina e professora de Brasília Roberta Salgueiro tem seu blog pelo Wordpress, olha só:

https://yallah.wordpress.com/

 

 

Aqui tem os slides pra você baixar: 

Como fazer um Blog de Dança do Ventre? de Central Dança do Ventre .

 

.......................................................................................................................

 

  Quem enviou esta duvida foi a Lívia Vieira. Ela é estudante de Educação Física, bailarina e professora de Dança do Ventre. Iniciou seus estudos em 2006, começou sua carreira como professora em 2013 em São José dos Campos-SP e atualmente ministra aulas e organiza eventos culturais em São Bento do Sapucaí-SP.

Busca constantemente o aprimoramento profissional, com aulas de yoga, workshops e cursos de diversos temas do universo árabe. Apresenta-se com frequência em hotéis, restaurantes e festivais de dança. Em 2016 promoveu a 1ª Noite Árabe da cidade.

Facebook: https://www.facebook.com/liviavieirabellydance/

 

.......................................................................................................................

 

Mariana Lolato - Fundadora e Gestora Central Dança do VentreMariana Lolato é fundadora e gestora do Portal Central Dança do Ventre. Cuida da conta dos clientes, do marketing do portal e sempre dá dicas pra quem vive da dança. 

 

 

Gostou destas dicas iniciais sobre ter um blog? Se ficou com alguma dúvida é só perguntar aqui embaixo!

Você também tem uma dúvida sobre Divulgação? Envia pra gente! Ela pode ser publicada aqui no Central Dança do Ventre. 

    

 


Veja Mais ver todas +

Nuvem de Tags

bailarina homenageada homenageada vídeosrevista professora egito dança do ventrebailarinaliteratura dança brasil bailarina central danca do ventreartigo cairo arte homenagem musica