Esqueci minha senha

Por que alunas desistem das aulas de DV?

Escrito por Equipe CDV

 

 

Outro dia fizemos uma enquete na FanPage do Central Dança do Ventre, e percebemos que é muito comum mulheres começarem a fazer aulas de Dança do Ventre e desistir.

 

Na enquete as meninas contaram que conhecem amigas e parentes que já estiveram nesta situação, e muitas das que responderam também se enquadram nesta situação.

 

Bom, mas por que ocorre isso? Por que pessoas que se apaixonam pela Dança, entram na sala de aula e depois de uma ou poucas aulas param de ir? A gente tem algumas explicações com dicas de como resolver cada caso, claro! Afinal a gente quer ver as mulheres dançarem e se apaixonarem por si mesmas.


 

1) Turma mais avançada do que a nova aluna
A aluna entra pra assistir, mas quando nota que as alunas fazem muitos movimentos, sequências e coreografias já não tão iniciantes, ela se assusta, achando que não vai conseguir. Neste caso a aula ao invés de servir como estímulo e incentivo, acaba minando sua motivação e às vezes até sua auto estima.A gente acredita que este seja o motivo mais comum. Mas não desista por isso!
Sugestão do que fazer: pergunte na recepção da escola sobre os dias e horários de turmas mais iniciantes. Se preciso diga que você nunca fez aulas e que vai se sentir melhor numa turma que esteja com o nível próximo ao seu. Quando você conseguir, a gente garante que você vai adentrar um universo apaixonante e encantador.


 

2) Professora pouco receptiva
A aluna está entrando num universo novo e espera ser bem recebida. Ela não conhece os movimentos, nem as outras alunas e muitas vezes nem mesmo a música. Por isso, ela geralmente espera que a professora vai perceber isso e lhe apresentar este novo universo de forma simpática e agradável.
Sugestão do que fazer: Caso você não sinta esta boa recepção por parte da professora, você pode tentar conversar com ela ao final da aula sobre seu interesse e dificuldade, e perceber como ela vai te tratar.

Mas se não houver mesmo afinidade entre vocês, você pode procurar por outra professora na mesma escola, ou então procurar por outra escola.

 

3) Turma que não acolhe a nova aluna
A aluna entra na sala e neste caso percebe que não foi bem acolhida pela turma. É difícil descrever o que ocorre, mas quase toda mulher já sentiu este comportamento arisco de outras mulheres pelo menos uma vez na vida em algum ambiente, não é? Ele ocorre geralmente pela forma com que somos olhadas. E neste olhar ao invés de haver simpatia, há uma certa “análise” do nosso corpo, do que estamos vestindo, de nossos gestos, etc. E quem já passou por isso sabe que não é nada agradável.
Sugestão do que fazer: Você pode tentar terminar o mês pelo menos fazendo aula nesta turma, pois às vezes estes olharem ocorreram somente nas primeiras aulas, como resultado de uma certa curiosidade por parte da turma.
Se realmente não deu certo você pode ir atrás de outra turma para fazer aulas. Geralmente as escolas de Dança do Ventre têm várias turmas, e várias professoras, e com certeza uma delas fará você se sentir muito bem acolhida!


 

4) Turma está treinando somente coreografia
Sim, este motivo pode afastar a nova aluna. Ela nunca fez aulas, não sabe fazer um movimento sequer, e quanto tenta iniciar, a turma já conhece vários movimentos e só os têm treinado em coreografias em fase já avançada na música. Ou seja, ela se vê num ponto de partida, mas a turma já está num ponto lá na frente e ela se vê com dificuldades de chegar até ele.
Sugestão do que fazer: Ao final da aula você pode perguntar à professora se toda aula haverá somente coreografia, pode perguntar a ela o que acha de você ficar nesta turma já que nunca dançou. Dependendo da orientação dela você pode ficar nesta turma, ou então procurar uma turma que seja mais iniciante, para você acompanhar melhor.


 

5) Pressa de dançar
Se a aluna entra nas primeiras aulas já se cobrando muito, isso pode atrapalhar muito e ela desistir de continuar. Geralmente a aluna se cobra de ter um desemprenho como as demais alunas, se cobra de aprender logo vários movimentos, se cobra de dançar lindamente, de já conseguir improvisar, coreografar, etc. São muitas cobranças!
Sugestão do que fazer: Lembre-se de que tudo que você faz bem feito hoje, levou muito tempo pra acontecer e com a Dança não é diferente. Aprender a dançar é apresentar ao corpo uma linguagem nova, que ele não conhece ainda. Ele precisa de um tempo para entender, assimilar, conseguir, e depois incorporar até se tornar natural. Para que a dança se apresente em forma de beleza, antes é preciso que passe pelo difícil, pelo feio, pelo desengonçado. Por isso continue neste caminho e acompanhe este processo dentro e fora de você: você vai se surpreender!


 

Assim, se algum destes for seu caso, busque uma forma de resolver, mas não desista das aulas. Lembre que se você foi até uma escola é porque você se interessou e se apaixonou pela Dança. E que ela pode fazer muito por você: te fazer sentir mais feminina, mais bonita, mais leve, mais feliz, ente muitos outros benefícios!

 

Veja a parte 2 do Por que alunas desistem das aulas de Dança do Ventre aqui.


 

E você, tem mais ideias do porquê mulheres desistem de fazer aulas de Dança do Ventre? Conta aqui nos comentários!

 

 

  • Tópicos:

Veja Mais ver todas +

Nuvem de Tags

bailarina egito homenageada dança do ventre musicaliteraturarevista homenagem arteartigobailarinabailarina homenageada vídeos professora dança brasil central danca do ventre cairo