Esqueci minha senha

Dicas de passeios pouco comuns no Egito

Escrito por Marcia Soares

  

dicas-passeios-egito-central-danca-do-ventre-icone

Vai tirar férias e não sabe para onde ir? Ou ainda, você que ama dança do ventre e que sempre sonhou em viajar para o Egito, sabe pouco sobre o destino?

Além dos passeios comuns e imprescindíveis, o Egito tem atrações pouco conhecidas... Aqui vão algumas dicas de passeios diferentes na terra dos faraós!

 

Read More

 

Vai tirar férias e não sabe para onde ir? Ou ainda, você que ama dança do ventre e que sempre sonhou em viajar para o Egito, sabe pouco sobre o destino?

Além dos passeios comuns e imprescindíveis, o Egito tem atrações pouco conhecidas... Aqui vão algumas dicas de passeios diferentes na terra dos faraós!

 

 

 

om kalthoum cafe cairo



Começando pelo Cairo, uma boa pedida para vivenciar o modo de vida dos egípcios é ir aos muitos cafés. Lá, ao invés dos egípcios irem pro boteco curtir um happy hour, eles vão para o café, onde fumam shisha e tomam chá.

 

 

Um café que indico é Om Kalthoum, vários cafés no Cairo levam esse nome, mas um em especial fez história. O estabelecimento de quatro andares da rua Orabi, no centro, recebeu esse nome com o consentimento da própria cantora. O atual proprietário conta que Haj Abdel Aziz abriu o café em 1936 e o chamou de Café Tawfiq. Em 1948, Om Kalthoum estava passando após um dia de ensaios em um teatro próximo, ela decidiu parar e tomar um café. Abdel, muito alegre ao ver a cantora, pediu permissão a ela para nomear o estabelecimento e ela consentiu. Após isso, o café se tornou um ponto de parada tanto da diva como de vários outros artistas.

 

 

 

cairo opera house

 

 

Já para quem tem um gosto mais sofisticado pode aproveitar a noite indo a um grande espetáculo no Cairo Opera House.

 

 

A Casa de Ópera do Cairo faz parte do Centro Nacional de Cultura, um programa do Ministério da Cultura do Egito. Criado em 1988, atua como uma organização guarda-chuva para divulgação e preservação das artes árabes: música, companhias de dança, galerias, museus e programas educacionais. É a residência das mais importantes organizações musicais egípcias, como a Orquestra Sinfônica do Cairo.

 

 

 

E quem viaja, sempre quer comprar um suvenir... Um ótimo lugar para isso é o famoso mercado Khan el khalili onde você encontra de tudo típico!

 

 

Para bolsos mais abundantes, vale a dica para comprar “lembrancinhas” no City Stars Mall, um chiquérrimo shopping de 7 andares de lojas das mais famosas grifes do mundo, como a Virgin Megastore, localizado na região de Heliópolis. Lá, Heliópolis não remete à favela, é uma região de mansões dos egípcios ricos! Curiosidade: O atual presidente, Mohamed Morsi, mora lá.

 

 

O Egito é muito conhecido pelas suas riquezas, e não posso deixar de falar sobre as jóias!

 

el sagha area

 

 

Em todos os lugares turísticos sempre tem uma loja de jóias, mas vamos falar de algo não turístico! No próprio Khan el khalili, há uma região que os egípcios compram o seu ouro, que é claro, o valor é bem mais em conta. Essa região é conhecida por El Sagha, traduzindo: Lojas de Ouro. O preço é estabelecido pela grama do composto de ouro mais uma pequena taxa adicional pelo trabalho. A rua mais famosa é a Muezz El Deen Allah, que é a longa rua em Khan Khalili onde você pode andar segura e tranquilamente com o seu ouro!

 

  

  

Para quem se importa com a assinatura do design, eu particularmente gosto muito das jóias da designer egípcia Azza Fahmy. azza fahmy

São jóias com temas egípcios e islâmicos em coleções especiais. São simplesmente lindas! Adquirir uma jóia dela é um dos meus sonhos de consumo! Insha’Allah!!!!

 

 

Mas, para você que quer comprar sem peso na consciência, no bairro de Zamalek, há o Fair Trade Egypt com produtos de comunidades carentes do Egito, como cobertores dos beduínos do Sinai, prataria de Siwa, cerâmica vermelha de Al Fayyaum, entre outros. Para saber mais: www.fairtradeegypt.org.

 

 

 

al azhar park

  

Ainda no Cairo, para quem gosta de apreciar a arquitetura islâmica, além da tradicional Mesquita Mohamed Ali, também indico a mesquita Al Rifai. O prédio é uma mistura de estilos e é o repouso de muitos membros da realeza, incluindo o Rei Faruk, último rei egípcio.

 

 

 

Para quem quer apenas relaxar, vale ir passear no Al Azhar Park e observar como os egípcios se comportam.  Localizado no coração histórico do antigo Cairo, tem vistas panorâmicas deslumbrantes da cidade, além de jardins simétricos e bem cuidados!

 

 


EGITO

 

 

Saindo da região do Cairo, para espíritos mais aventureiros temos as cidades que beiram a região do Mar Vermelho, como Hurghada, Nuweiba, Dahab e a maravilhosa Sharm el Sheikh!

 

 

Muita gente nem imagina como esses lugares são lindos e exóticos! São cidades para quem gosta de praia, mergulho, esportes aquáticos e aventuras no deserto!

 

 

 

Já na direção do sul do país, no Alto Egito, temos dois templos que nem sempre constam nos roteiros turísticos clássicos: o Templo de Abydos e Dendera.

 

 

 

Segundo a mitologia egípcia, a cabeça de Osíris está enterrada em Abydos e no templo há uma área que está sempre alagada, brota água do chão no meio do deserto. Fizeram vários estudos pra saber de onde vem essa água toda, mas todos inconclusivos... Dizem que é obra dos deuses para proteger a cabeça de Osíris.

 

 

EGITO2

 

Dendera era o templo de Hathor dedicado aos estudos de astronomia e astrologia. Em seu teto, está entalhado todos os signos do zodíaco nas cores originais da época!!! Segundo historiadores, Moisés foi um dos estudantes desse templo e a história conta que quando Alexandre, O Grande, chegou ao Egito, perguntou ao oráculo de Dendera quem ele era e o oráculo respondeu: o Grande Governante. A partir daí, todo o povo egípcio aceitou a dominação macedônia e deu início à dinastia Ptolomaica, de linhagem grega, da qual descendeu a famosa Cleópatra.

 

 

 

EGITO3

 

Ainda mais um pouco para o sul do Egito, em Aswan, uma excelente dica para quem quer muito sossego e se deslumbrar com a paisagem bucólica, é o resort Moevenpick Aswan. Ele fica na ilha Elefantina, simplesmente no meio do rio Nilo, que só é possível chegar até lá de barco.

 

 

 

Aproveitando a estada em Aswan, por que não visitar o povoado núbio? É uma experiência única entrar numa casa núbia e acariciar o crocodilo de estimação da família!

 

 

 

Essas são as minhas dicas para uma viagem de experiências inesquecíveis! Mas, lembrem-se, sempre estejam acompanhados pelo seu guia turístico, principalmente em locais não turísticos, ou estejam com amigos locais, ou com pessoas de sua confiança que conheçam muito bem onde vocês estão indo!

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o destino? Entre em contato comigo!!!

 

 

Marcia rosto 1

 

 

 

Marcia Soares - organizadora da Excursão para o Egito 2013

Saiba mais aqui!

excursaoegito@gmail.com


Veja Mais ver todas +

Nuvem de Tags

bailarinaartigo vídeos brasilliteratura central danca do ventre bailarina arte egitorevista dança professora musica dança do ventre cairobailarina homenageada homenagem homenageada