Esqueci minha senha

Como se preparar emocionalmente pra dançar?

Escrito por Mariana Lolato

 

 

Não sei se você sabe, mas além do preparo técnico para dançar a gente também precisa de preparo emocional. Ou seja, não adianta somente a gente saber os passos, a sequência e ouvir a música se quando chega a hora de dançar a gente se sente mal, fica suando, nervosa, etc.

 

Como você se sente antes de entrar em cena? Fica tão nervosa que não para de suar? Fica com dor de barriga? Chega a tremer?

Fica com vontade de fugir? Se pergunta o que está fazendo ali? Se pega com pensamentos destrutivos?

 

E o que você costuma fazer antes de dançar para ajudar neste momento? Faz algum tipo de concentração? Mentaliza coisas positivas? Agradece o momento? Se sente feliz por poder fazer o que ama? Imagina a alegria da sua família assistindo?

 

Convidei duas grandes bailarinas pra contar pra gente o que elas fazem. Assim você pode se inspirar e criar o seu próprio ritual de preparação.

 

 

……………………………….

 

 

“Primeiro gostaria de comentar que sou uma pessoa extremamente ansiosa, isso sempre fez com que eu me boicotasse em cena, sendo uma competição ou não, mas vale dizer que principalmente nas competições. Antes de eu ter um preparo para entrar em cena, era uma tortura e isso sempre se refletia nas minhas apresentações de forma negativa. Eis então que depois de muito bater cabeça, cheguei em um preparo que me deixa confortável.

 

Primeiro estudo o máximo que puder o que vou apresentar, ouvindo a música e treinando muito! Quando chega o grande dia, sempre tento mentalizar o quanto eu me preparei para estar ali, e que aquele momento é só pra “curtir” e não sofrer. Quando estou nas coxias, próximo ao momento de entrar em cena, nunca assisto quem está dançando, pois é o meu momento de concentração. Faltando 2 músicas para entrar em cena, eu rezo (muito mesmo) e jogo para o universo somente o que desejo, e sempre me pergunto o porque estou ali, e a resposta vem sempre certa à mente: porque eu amo dançar mais que tudo! Depois é só pisar no palco e curtir cada segundo!

 

 

 Minha apresentação em Salvador, primeira vez que dancei após o falecimento da minha mãe, eu tive que me concentrar muito pois não sabia se conseguiria: 

  

 

Aqui eu estava competindo no Festival Essência da Rhazi. Eu fui a última a dançar de toda categoria, e fiquei com o pé machucado e de molho na semana do evento, estava insegura e não tinha conseguido treinar o tanto que queria, e mesmo assim, conquistei o primeiro lugar: 

 

 

 

Nanda Zompero é bailarina e professora de Dança do Ventre, proprietária da Nanda Zompero Estúdio de Danças Árabes em São Bernardo do Campo - SP.

 

 

……………………………….

 

Sempre acreditei que a preparação para algo é o que nos garante o sucesso! Isso porque em um único dia, ou melhor em um único momento não é possível demonstrar todo o nosso domínio sobre qualquer assunto. Podemos estender não só para a dança, como para qualquer outra ação da nossa vida, por exemplo, o dia da prova do vestibular, imagina se não houvesse anos de estudo e de preparação por trás?

 

Mas hoje vou falar da preparação que é feita minutos antes! E choque! Ela é tão importante quanto todo o estudo já feito em anos! Por que isso? Porque fatores externos podem nos desestabilizar de várias formas: atrasos, clima (chuvas, frio ou muito calor), comentários de pessoas à nossa volta, bem como a sua influência, dentre outras muitas coisas!

 

Para tanto, minha dica principal (que inclusive é a que utilizo e sempre utilizei) é mentalizar e visualizar minutos antes todos os componentes físicos e não físicos que irão interferir na minha apresentação: meu público, lugar, tipo de evento, figurino, maquiagem, bijoux, até mesmo o cheiro do meu perfume e a sensação dos meus pés tocando o palco! Fecho meus olhos, respiro, faço pensamentos positivos, rezo (dentro das minhas crenças) e mentalizo toda a minha dança, transferindo assim previamente toda a energia boa e positiva para mim, para o meu público e “‘montando” a minha grande bailarina!

 

 

Thays Alessandra é bailarina e professora de Dança do Ventre no Centro Cultural Shangrila (escola da Lulu from Brazil) em São Paulo - SP. 

 

 

 

……………………………….

  

 

E você como se prepara emocionalmente? Conta aqui nos comentários!

 

 

 


Veja Mais ver todas +

Nuvem de Tags

bailarina vídeosrevista dança dança do ventre musica brasilliteratura cairo homenageada homenagem egito professoraartigobailarina homenageada central danca do ventre arte bailarina