Esqueci minha senha

Como cuidar e lavar seu figurino de dança do ventre

Escrito por Shaina Nur

 

shaina_nur

Todo mundo deve ter muitas dúvidas de como cuidar da roupa de Dança do Ventre e conservar ela da melhor maneira.

 

Geralmente o figurino tem muitos cristais e strass e isso causa certo receio na hora de lavar. Vamos aprender algumas dicas?

 

Nunca sabemos se é melhor levar em uma lavanderia ou lavar em casa mesmo, então tenho aqui algumas dicas que vão te ajudar a manter sua Roupa de Dança do Ventre em perfeito estado por mais tempo.

 

Claro que saias de musseline pode ser lavado de uma forma mais tranqüila, as orientações que passo aqui são para top, cinturão ou saia todo cheias de pedrarias.

 

O que nunca devemos fazer:

  • Nunca lavar a seco
  • Nunca usar sabão em pó
  • Nunca pendurar no varal
  • Nunca lavar na maquina
  • Nunca torcer
  • Nunca deixar de molho
  • Nunca esfregar os cristais
  • Nunca deixar no sol

 

 

Para manter a roupa sem cheiro de suor, cigarro, perfume, incenso e etc. sem precisar lavar sempre, o ideal é toda vez que usar o figurino, tire ele da mala o quanto antes e deixe aberto em um lugar arejado por um dia todo, depois espirre Lysoform spray (encontrado em qualquer farmácia) dentro do sutiã, nas costas, nas alças, dentro do cinturão e na saia do lado avesso também e deixe em lugar ventilado por mais algumas horas, dessa forma já eliminamos bactérias e mais de 90% de qualquer cheiro desagradável.

 

 

Fazendo sempre isso, dá para manter a roupa limpa e cheirosa por mais tempo evitando ter que lavar com freqüência. O tipo de tecido é um grande agravante pois existem tecidos sintéticos que são usados pra forrar o figurino que ficam com cheiro ruim logo na primeira vez que usamos.

 

artigos-dicas-lavar-figurinos-shaina-nur-fanpage

 

Eu costumo usar sempre tecidos de boa qualidade e forro próprio pra biquini e lingerie que são hipoalérgicos e tem uma textura confortável. Mas chega uma hora que temos que lavar, então vamos lá:

 

1) Primeira coisa: se seu sutiã tem enchimento, tire, pois vai demorar muito pra secar e vai dar mais trabalho. Lave o enchimento separadamente, eles não precisam de cuidados especiais.

 

2) Em um balde ou bacia coloque água morna e dissolva um pouco de sabão de coco.

 

3) Mergulhe a roupa nessa água, não deixe de molho a parte das pedras, deixe somente as costas e alças do sutiã uns dois minutinhos.

 

4) Com uma escova de dente ou escova pequena e macia de lavar roupa mesmo, esfregue somente onde tem pontos de sujeira como maquiagem ou partes mais escuras. Enxágüe varias vezes até que a água saia clara e todo sabão tenha sido removido.

 

5) Envolva a peça em uma toalha e pressione um pouco para já diminuir a quantidade de água de modo que não fique tão encharcado, tirando assim principalmente o excesso de água dos metais como strass e fechos ou ganchos.

 

6) Depois deixe secar na sombra em lugar ventilado.

 

7) Depois que estiver completamente seco, coloque o enchimento novamente e verifique se os fechos e ganchos não estão enferrujados. Com o tempo eles enferrujam até pelo próprio suor, caso isso aconteça, troque logo por outro, pois além de feio e desconfortável ele certamente ira corroer o tecido.

 

Dê preferência por guardar seu figurino em caixa de papelão, sacolas plásticas são pouco arejadas e podem ficar com cheiro de mofo. Pra evitar o mofo pode usar também pedaços de giz escolar solto dentro da caixa ou do armário, eles tiram o excesso de umidade do ar.

 

Outra opção é deixar em cabides protegidos por aquelas capas de terno e colocar alguns giz escolar dentro da capa.

 

Obs: O Giz escolar é interessante coloca-lo dentro de um saquinho de pano pra não ficar em contato direto e sujar a roupa. Faz efeito por um ano mais ou menos, quando ele começar a ficar amarelado é hora de trocar.

 

E por último, quando for dançar e for transportar seu figurino, leve sempre o sutiã num saquinho plástico, o cinto em outro e ai sim coloque tudo em uma sacola junto com a saia pra não ficar raspando um cristal no outro e os strass não puxarem fio da saia. Hoje em dia tem uns porta sutiãs grandes que cabem certinho um sutiã e um cinturão.

 

Espero que essas dicas te ajudem a conservar da melhor maneira seu figurino!


Por Shaina Nur – Atelier Fazendo Arte by Shaina Nur 


Veja Mais ver todas +

Nuvem de Tags

homenagem dança bailarina musica arterevistabailarina homenageadaartigo egito brasil homenageadabailarina dança do ventre professora cairoliteratura central danca do ventre vídeos