Esqueci minha senha

9 Dicas para Professoras de Dança do Ventre!

Escrito por Gisele Surian

 

gisele_surian

Pra você que dá aulas de Dança do Ventre, a bailarina Gisele Surian tem dicas ótimas sobre os níveis de ensino, planejamento, escolha das músicas, ensaios, motivação e estudos. Acompanhe aqui!

 

Essas são algumas dicas para suas aulas:

 

1 - Antes mesmo de começar a dar aula, tenha em mente em quantos níveis sua metodologia será dividida. Exemplo: iniciante, básico, intermediário e avançado.

 

2 - Também é necessário pensar por quanto tempo a aluna deverá frequentar cada nível para poder ser avaliada para a mudança. Não é a turma que muda de nível e sim a aluna apta para tal.

 

3 - Após decidir os níveis que serão ensinados no curso, defina o que será ensinado em cada um desses níveis. Partindo dos movimentos, ritmos e elementos mais fáceis até os mais difíceis.

 

4 - Planeje antecipadamente cada aula.  Isso inclui também as músicas que serão utilizadas. As músicas de dança do ventre devem estar de acordo com o tema estudado.

 

5 - Tente ensinar a cada aula algo novo.  Isso ajuda a aula não cair na mesmice, pois aulas muito repetitivas acabam deixando de ser interessantes. A aluna sente que não está aprendendo nada, pois sempre faz tudo igual em todas as aulas.  Isso não quer dizer que os movimentos não devem ser treinados, muito pelo contrário, cada movimento novo deve ser treinado constantemente.

 

6 - Quando vir alguma aluna fazendo algum movimento errado corrija. Tente primeiro corrigir de forma geral, talvez mais alunas tenham a mesma dificuldade. Mas caso o erro persista corrija individualmente de forma delicada e agradável.

 

7 - Tenha horários separados das aulas para ensaiar, para que alunas que não irão se apresentar não fiquem desmotivadas ao ver seu horário de aula virar ensaio do grupo.

 

8 - Incentive suas alunas a criar e a dançar, sejam coreografias próprias ou danças improvisadas. Ajudará bastante na criatividade de cada uma, e você com certeza irá se surpreender com elas.

 

9 - Estude, faça aulas e cursos sempre que possível. Isso acaba incentivando suas alunas a estudarem também. Demostra que você está em constante aperfeiçoamento, e que você não parou no tempo.

 

Gostou das dicas? Comente, curta e compartilhe com mais apaixonadas pela dança!


Gisele Surian é Professora de Dança Oriental na cidade de Araçatuba-SP
www.giselesurian.com | Email: giselesurian.bailarina@gmail.com
Foto: Jay Andreotti

 

 


Veja Mais ver todas +

Nuvem de Tags

brasil musica central danca do ventrerevistabailarina homenageada homenagem egito vídeos bailarina cairo dança do ventrebailarina homenageada dançaliteratura professoraartigo arte