Esqueci minha senha

6 erros que você comete ao Improvisar na Dança

Escrito por Central Dança do Ventre

 

 

Você também adora uma dança de improviso, mas quando vai improvisar se depara com muitas dificuldades? Você deve estar cometendo algum destes erros. =)

 

O que pode atrapalhar seu improviso?

 

1. Não ter um repertório mínimo de movimentos. Não vai dar muito certo improvisar se você não tiver conhecimento de pelo menos alguns movimentos. Improvisar é como formar frases: se você não conhece palavras do vocabulário de uma língua, não vai conseguir formar uma oração. bonus-ebook-improviso-2a-edicao

 

Por isso invista em saber fazer alguns movimentos para começar. Às vezes acontece também de você conhecer vários movimentos e não se lembrar deles na hora de improvisar, não é? Pensando nisso a Nesrine criou um exercício bem legal pra imprimir. Este execrício é um dos Bônus do Ebook sobre Improviso 2ª edição.

 

2. Não saber fazer bem os movimentos que já conhece. Além de saber alguns movimentos, é importante saber fazê-los bem, caso contrário você vai improvisar com movimentos feios, e sua dança não vai ficar boa. Assim, pegue os movimentos que já conhece e treine-os bastante para que fiquem cada vez mais limpos e bonitos. 

 

3. Não saber ouvir a música. Às vezes você vai improvisar numa música que já conhece, mas às vezes vai dançar sobre algo que nunca ouviu. Em qualquer dos casos é importante ouvir bem a música. Um dos objetivos da Dança do Ventre é traduzir o som em forma de movimentos, e isso só é possível para quem ouve muito bem a música. Quanto mais música árabe você ouvir, mais fácil ficará interpretá-la com sua dança.

 

4. Ficar preocupada demais em como fazer os movimentos. Se a gente estiver preocupada demais com a técnica dos movimentos, não vamos conseguir ouvir bem a música e dançar com a alma. Mas como não se preocupar com a técnica? Devemos então dançar sem técnica? De jeito nenhum. Mas quanto mais treinamos a técnica dos movimentos, mais naturais eles ficam e menos precisamos pensar neles para fazer. Ou seja, treine bastante os movimentos para que na hora de improvisar eles estejam automatizados, ou seja, para que saiam com mais naturalidade e você não tenha que pensar em como fazê-los.

 

5. Pensar muito no que os expectadores vão pensar. Novamente este tipo de pensamento vai atrapalhar na hora de dançar, pois os pensamentos vão interromper o ouvir e sentir a música. O momento de dançar é a hora de se entregar ao prazer de fazer o que se gosta e para o qual se preparou previamente. Antes de dançar imagine que é um momento de realização e não de causar impressão nos outros. Vocâ dança para o seu bem e não para agradar às pessoas. Mas sabemos que isso não é tão fácil. Geralmente a gente não aprende a lidar com o olhar do outro, com as críticas e com a exposição, né? Por isso no Ebook 2a edição, a Nesrine escreveu um capítulo só sobre isso, chamado a Exposição (capítulo 12). Ele vai te ajudar a saber pra quem pedir opinião e quando não se importar com ela, e de como ter mais segurança ao dançar.

 

6. Não saber coreografar. Afinal o que é o improviso senão coreografar em cima da hora, sem preparação prévia? O improviso faz com que a gente tenha que coreografar ao mesmo tempo em que se está dançando, ou seja, torna o ato de coreografar instantâneo. Assim, fazer este exercício de criar sequências em músicas vai ajudar no improviso.

cap16-ebook-improviso-coreografia-danca-do-ventre  Como diz a Nesrine "a diferença principal entre eles está na oportunidade de planejamento. Num improviso total a oportunidade de planejamento é muito menor do que numa coreografia". Ela fala mais deste assunto no capítulo 16 "Improviso X Coreografia" do Ebook De Repente a Dança - Desmistificando o Improviso na Dança do Ventre 2a edição.

 

 

 

Pra não cometer mais estes erros e pra que você consiga Improvisar com o repertório que você tem, você pode aproveitar o Ebook De Repente a Dança - Desmistificando o Improviso na Dança do Ventre 2a edição. Além do Ebook, tem vários Bônus: Área de Membros exclusiva + Textos + Vídeo- Aulas inéditas + Exercícios pra Imprimir + Grupo de Estudos + Músicas pra baicar. Tudo pra ajudar a superar suas dificuldades e elevar o nível do seu Improviso.  Agora você já pode ter o seu. 

 

 

 

 

 


Veja Mais ver todas +

Nuvem de Tags

brasilbailarina dança arte cairobailarina homenageadaliteratura bailarinaartigo dança do ventre egito homenageada musica vídeos homenagem central danca do ventrerevista professora