Esqueci minha senha

4 coisas pra você estudar sempre na Dança do Ventre

Escrito por Mariana Lolato

Não importa se você dança há pouco ou muito tempo. Em qualquer um destes casos, há itens que são bem importantes pra estudar sempre na sua dança, não é mesmo?Pra mim são estes itens aqui:

 

1) Aumentar o repertório de movimentos

Mesmo que seu repertório de movimentos seja grande, ele sempre pode ficar maior e com isso deixar sua dança mais rica. Por isso dedique tempo pra ampliar os passos que seu corpo já conhece.

E pense em aumentar o repertório em cada categoria de movimentos da dança: lentos  e rápidos, de quadril de mãos, de deslocamentos, etc.

 

2) Melhorar a qualidade dos seus movimentos

Mesmo que você já tenha um bom repertório de movimentos, é bom melhorar sempre a qualidade dele. Já que quantidade é diferente de qualidade, e um tem que vir acompanhado do outro. Por isso lembre sempre de melhorar a qualidade de execução do movimento.

Uma dica pra isso é treinar os movimentos que você conhece em diferentes velocidades, deslocando e parada, em diferentes posicionamentos, com diferentes qualidades (por exemplo mais alegre e introspectivo, mais forte e mais suave, etc).

Escolha músicas árabes adequadas pra treinar cada qualidade dos seus movimentos.

 

 

3) Criar coreografias

Mesmo que você prefira dançar de improviso, reserve um tempo do seu estudo pra criar coreografias, seja para você ou para suas alunas.

Pois coreografar trabalha aspectos importantes da dança, como ouvir cada nuance da música, procurar com calma qual movimento se encaixa bem nele e criar ligações harmoniosas entre os passos.

Por exemplo neste momento você tem a chance de inserir na coreografia aquele movimento novo que você aprendeu e que ainda está treinando. Assim ele vai ficar cada vez melhor.

Aqui tem algumas dicas pra você criar suas Coreografias.

 

 

4) Improvisar

Este é super importante! Porque além dele te ajudar a ser uma bailarina mais versátil, ele te ajuda a ouvir melhor a música e responder mais rápido a ela. Te ajuda a ser rápida na hora de trazer os movimentos do seu repertório para o que a música está pedindo.

Te deixa mais atenta e mais sensível. Traz uma beleza que brota no momento e que não se consegue repetir depois.

A gente lançou um Ebook lindo sobre Improviso escrito pela Nesrine. Se você ainda não leu, baixe grátis aqui o seu!

 

 

 

Faltou algum item importante, o que você acha? Você costuma treinar estes itens nos seus estudos? Vou adorar saber!

 

 

 


Veja Mais ver todas +

Nuvem de Tags

cairoliteratura professora musica brasil central danca do ventre vídeos dança do ventre homenageada homenagemrevista egitoartigo dançabailarinabailarina homenageada arte bailarina